sábado, 14 de junho de 2014

Experiência do Mingau

Microorganismos como fungos e bactérias são os responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos. Eles estão por toda parte e uma vez contaminados, os alimentos tendem a estragar. No entanto, em algumas situações esse processo pode ser acelerado ou retardado. Essa atividade teve como objetivo analisar algumas condições que podem influenciar o tempo para o apodrecimento do mingau.



Testes

Copo 1 - fervido, aberto e fora da geladeira.
Copo 2 - fervido, fechado e fora da geladeira.
Copo 3 - fervido, aberto e dentro da geladeira.
Copo 4 - fervido, fechado e dentro da geladeira.

Modo de preparo do mingau

Misture 2 colheres de sopa de amido de milho em 1 xícara de leite. Leve ao fogo baixo e misture até engrossar. Essa quantidade é suficiente para uma demonstração, mas caso decida que os alunos também farão, aumente a receita de acordo com a quantidade de grupos. Com o mingau já preparado, divida-o nos quatro copos. Em seguida, ferva todos os copos em banho-maria por 10 minutos. 
Após a fervura, retire os copos da panela e, com cuidado para evitar queimaduras, tampe com o filme plástico apenas dois dos copos.
Podem ser usados vidros com tampa metálica reaproveitados, como frascos de maionese ou palmito, os quais deverão ser muito bem lavados.

Procedimento

Etiquete os copos e coloque os de número 3 e 4 dentro da geladeira. Para obter resultados adequados, o experimento deve acontecer em um tempo mínimo de uma semana.
Os estudantes deverão registrar, no caderno, como foi feita a montagem do experimento. Deverão registrar também o que imaginam que acontecerá em cada copo (previsões). Dê tempo para que os alunos façam essas anotações com qualidade.
Registre o passo a passo da montagem do experimento. Enfatize os detalhes. Explique exatamente como foi feita a montagem, de uma forma que mesmo quem não tenha visto a preparação consiga entender o que foi feito apenas com a leitura do seu texto.



Após 1 semana...


Copo 1 - fervido, aberto e fora da geladeira.
 (Desenvolvimento de fungos e bactérias)

Copo 2 - fervido, fechado e fora da geladeira.


Copo 3 - fervido, aberto e dentro da geladeira.

Copo 4 - fervido, fechado e dentro da geladeira.
(Mais conservado)

Com essa atividade é possível trabalhar as habilidades de leitura e escrita e a habilidade investigativa. Ao final dela os alunos serão capazes de executar procedimentos seguindo uma orientação, reconhecer o processo de decomposição bem como as condições que retardam ou aceleram o processo de apodrecimento dos alimentos.


Observação: Essa experiência faz parte do Currículo de Ciências do Estado de São Paulo (Caderno do Aluno Ensino Fundamental - Anos Finais 5ª Série/6º ano Volume 1).

16 comentários:

  1. Respostas
    1. É colocar água em um recipiente e colocar a panela do 'mingau' ou do q precise em BANHO MARIA Tendeu??

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  2. Porque o copo 1 o fungo se prolifero mas rapido

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    Respostas
    1. Por que os fungos e bactérias se desenvolvem melhor em ambientes quentes

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  3. De onde surgiram os decompositores que infestaram o copo 3?

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  4. obriga a esse site eu tinha uma experiencia dessa valendo 2 pontos e a prova vale 8 e eu fiquei com 10

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  5. o copo 3 ele ficou estragado ou ele esta bom n tam conservado igual o copo 4

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  6. Qual ou quais das situações foram mais favoráveis para o desenvolvimento de microrganismos no Mingau e porquê?

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  7. Gente por favor me ajudem estou com uma sombra que uma atividade ainda pergunta as perguntas na qual seria essa Descreva o que aconteceu com o mingau em cada um dos copos e a outra é qual ou Quais das situações foram mais favoráveis para o desenvolvimento de microrganismos no Mingau e porquê me ajude esse assunto de ciências do EJA 6

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  8. Vocês podem me ajudar

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  9. Qual ou Quais das situações foram mais favoráveis para o desenvolvimento de microrganismos no Mingau e porquê

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