sábado, 7 de setembro de 2013

Experiência das Bactérias

Esse trabalho envolveu os alunos das sextas séries da Escola Maria Izabel Sampaio Vidal e o objetivo foi mostrar que os microorganismos estão por toda parte. 


Inicialmente foi feito um levantamento prévio do que os alunos sabiam sobre os microorganismos, principalmente sobre as bactérias. Em seguida apresentei a eles, como uma breve introdução, o vídeo do Mundo de Beakman, que aborda o tema de forma descontraída, mostrando que as bactérias que estão presentes em nossos pés são responsáveis por aquele "cheirinho desagradável".




Tendo como base o caderninho do aluno, foi preparado um meio de cultura contendo todos os nutrientes que as bactérias precisam para crescer. Nesse caso utilizamos gelatina sem sabor, água, açúcar e um cubinho de caldo de carne. Depois de pronto, fizemos a coleta em diferentes objetos e lugares da escola, inclusive alguns alunos, levados pela curiosidade, coletaram as bactérias de seus próprios pés.



Os meios de cultura ficaram fechados e num lugar escuro e depois de alguns dias vimos como ficaram. 


Resultados:

Havia bactérias de todos os tipos, com cores, tamanhos e formas diferentes. Pudemos então, a partir dessa experiência, tirar algumas conclusões:

- Mesmo em um lugar muito limpo podemos encontrar bactérias;
- Existem muitos tipos de bactérias, algumas causam doenças no ser humano, outras podem viver no nosso corpo sem causar dano algum;
- O cheiro ruim do nosso pé ou "chulé" é porque as bactérias encontram, nesse ambiente, um lugar ideal para se reproduzirem, é úmido e tem os nutrientes de que elas necessitam para se desenvolver. Nesse caso, os nutrientes são os ácidos graxos. A mesma associação podemos fazer ao cheiro ruim das nossas axilas, que também se devem a elas, às bactérias;
- Como as bactérias estão por toda parte, aprendemos a importância de manter a boa higiene. Apesar de nossas mãos estarem aparentemente limpas, devemos sempre lavá-las com água e sabão antes de toda e qualquer refeição.


Por fim, foram realizados relatórios.


6 comentários:

  1. Como fizeram a coleta das bactérias?

    ResponderExcluir
  2. Como fez para a gelatina não derreter e crescer as bactérias no meio gelatina?

    ResponderExcluir
  3. Não são fungos ao invés de bactérias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fungos minha professora disse agora porque nao sei

      Excluir
  4. Aline Raquel Gonçalves da Silva22 de maio de 2018 às 07:13

    Estamos trabalhando uma sequência didática microorganismos fungos e bactérias. Realizamos a coleta do material para experiência... Momento de participação e interação dos alunos....

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu queria saber se pode fazer a experiência com gelatina com sabor?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...