quarta-feira, 18 de junho de 2014

Construindo um Terrário

Essa atividade, realizada com os alunos do 6º ano, teve como objetivo observar o ciclo hidrológico. Para isso, foram construídos terrários, miniaturas de um ecossistema terrestre. O terrário pode ser construído em potes de vidro, garrafas pet e aquário colocando-se uma camada de pedrinhas de jardim, uma camada de areia grossa, e terra vegetal (o dobro de camadas dos itens anteriores). Por fim, coloca-se uma plantinha de preferência e animais de jardim, como tatuzinhos, minhoca, etc e um pouquinho de água. Não muito, o suficiente para deixá-lo úmido.
 
O terrário deve ser totalmente vedado com filme plástico e colocado num ambiente que receba luz. O mais interessante de todo esse trabalho é que, nos próximos dias, as plantas de dentro do terrário não serão regadas e elas sobreviverão, bem como os animaizinhos! :)


















 








Veja aqui como faz um terrário!

Através dessa experiência os alunos podem observar as transformações do estado físico da água e entender os conceitos de evaporação, transpiração, condensação e precipitação.

Dicas:

1. Use uma aula inteira para a montagem e peça que os alunos registrem, no caderno, como ela foi feita.
2. Incentive o registro dos detalhes do procedimento explicando que essa é uma etapa importante na Ciência, pois permite a outra pessoa realizar os mesmos testes em outro local ou em outro momento para certificar-se dos resultados obtidos.
3. Após a montagem, instigue os alunos dizendo que o vidro ficará tampado com o filme plástico e não haverá a necessidade de aguar as plantas em seu interior. 
4. O terrário deve ficar sob observação durante duas semanas, durante as quais os alunos deverão registrar as observações. Alguns aspectos para os quais eles deverão estar atentos:
- Formação de gotas de água no interior do terrário.
- Se houve formação de gotas, os locais onde elas se formaram.
- As gotas observadas desapareceram em algum momento?

Observação: Essa atividade faz parte do Currículo de Ciências do Estado de São Paulo.



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