ROTEIRO
1.
Material
- Água;
- Iodo;
- Copinhos;
- Conta-gotas;
- Vários tipos de alimentos;
- Iodo;
- Copinhos;
- Conta-gotas;
- Vários tipos de alimentos;
2.
Procedimento
- Em cada recipiente, colocar uma pequena quantidade de cada alimento.
- Pingar algumas gotas desta solução em cada um dos alimentos escolhidos.
- Comparar a coloração de cada uma das amostras.
-
Registrar as observações.
a)Teste do amido - carboidrato presente em alimentos de
origem vegetal.
- Iodo: ao pingar algumas gotas de iodo
sobre os alimentos, na presença de amido o iodo muda de cor, tornando-se
violeta, roxo ou, às vezes, preto. Pingue gotas de iodo sobre os alimentos
listados abaixo para saber se possuem ou não amido. Anote os resultados na
tabela.
Alimentos
|
Presença de Amido
|
Cor do Iodo
|
b) Teste de Gordura
A
presença de lipídios (óleos e gorduras) nos alimentos pode ser facilmente
testada, pois eles mancham papéis ou tecidos com a tradicional mancha de
gordura. Teste alguns alimentos esfregando-os em um pedaço de papel fino (não
pode ser composto de plástico ou alumínio) ou em algum tecido claro (mas não
branco), onde a mancha é facilmente observada. Deixe secar completamente para
observar os resultados. Anote-os na tabela abaixo.
Alimentos
|
Presença de Gordura
|
Obs: Não ingira os alimentos
testados, pois estão contaminados pela manipulação e contato com as
substâncias!
Pergunta:
Quais
alimentos devem ser ingeridos de modo controlado por pessoas diabéticas?
_______________________________________________________
Atividade para nota!
Fazer
um relatório sobre a experiência realizada na aula.
FOTOS DA ATIVIDADE
Essa atividade foi sugerida pelo site do Brasil Escola e foi readaptada de acordo com a realidade da turma.
1) O
que foi feito na aula hoje?
___________________________________________________________________.
2) O
que você achou?
( )
Muito legal J
( )
Diferente
( )
Não gostei
( )
Achei interessante
( )
Não entendi a aula
3) O
que você gostaria de ter feito e não fez?
Resposta:
____________________________________________________________.
4) O
que você mais gostou?
Resposta:
____________________________________________________________.
5) O
que você menos gostou?
Resposta:
____________________________________________________________.
6) Que
sugestões você daria para melhorar a aula?
Resposta:
____________________________________________________________.