“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
sábado, 5 de janeiro de 2013
Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Existem várias dinâmicas que podem ser usadas no
primeiro dia de aula para conseguir entrosamento entre os alunos, criar uma
atmosfera favorável ao aprendizado e também coletar dados sobre eles.
Quem sou eu?
Dinâmica da entrevista
Com essa dinâmica será possível saber os dados
pessoais dos alunos: o que fazem, o que gostam, o que não gostam. Em primeiro
lugar deve-se preparar uma fichinha bem bonitinha para ser preenchida com todos
os dados do aluno: idade, telefone, e-mail, esporte favorito, música, filme que
mais gostou, livros que leu e gostou, se tem irmãos, nomes dos pais, etc. Inclua
tudo o que gostaria de saber.
Logo no início da primeira aula, depois de se
apresentar e dizer como será o semestre, regras, etc, diga a eles que eles irão
entrevistar alguém. Uma ficha é entregue a cada um e a orientação é de que
devem fazer aquelas perguntas a alguém até preencher todos os dados. O nome do
aluno entrevistado deve ser anotado.
O tempo é importante, diga que terão alguns minutos
para realizar a atividade, conforme o número de alunos, e que poderão escolher
quem querem entrevistar, mas que cada aluno só poderá ser entrevistado uma vez
(se o que escolheram já foi entrevistado terão que escolher outro). Todos devem
ser entrevistados.
A classe fica numa bagunça total durante os minutos
da entrevista, quando o tempo termina pode-se apitar ou tocar uma sineta.
Voltam todos a seus lugares, então pergunta-se ao aluno quem ele entrevistou.
Ele diz o nome do aluno e o aponta, então o professor pergunta: como é o nome
da mãe dele?
A atividade se segue perguntando a cada um quem ele
entrevistou e fazendo uma das perguntas. Quando tiver feito todas as perguntas
(não sobre todos os alunos, uma pergunta sobre cada aluno) encerra-se a
atividade e são recolhidas as fichinhas, que ficam com o professor o ano todo,
podendo acrescentar mais dados à medida que vão sendo informados ou que sofrem
mudanças.
Essa dinâmica foi retirada do blog Coelho da Cartola. Outras dinâmicas podem ser feitas ou readaptadas pelo professor de acordo com as suas necessidades e a de seus alunos:
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Dicas e fundamentos para ensinar e aprender com facilidade
- Assim como a natureza começa do início, a aprendizagem começa pela “limpeza” da mente dos alunos, para poder “cultivá-la”.
- O aluno precisa ser provocado, incentivado, desafiado a querer saber. “O método de ensinar deve diminuir o trabalho de aprender”.
- Toda arte deve encerrar-se em muito poucas regras, mas exatíssimas. Toda regra deve estar contida em pouquíssimas palavras, mas claríssimas. Cada regra deve ser seguida de numerosos exemplos que façam ver como é grande a variedade dos casos a que se entende a sua aplicação.
- Apresenta-se primeiro o que o aluno conhece, para depois introduzir o inédito.
- Ensina-se o essencial e provoca-se o desejo de saber o restante.
- É preciso dar tempo ao tempo. O aluno só vai entender algumas coisas quando tiver dominado as etapas anteriores.
- Ensina-se a andar e depois se deixa que caminhem. Ninguém pode caminhar o caminho que é do outro.
- Devem-se utilizar de todos os métodos e técnicas que se conhece, e até os que ainda não se conhece, para que se possa atuar da maneira melhor possível.
- Deve-se mostrar ao aluno, sempre, a utilidade daquilo que vamos ensinar, para que ele não pense que é aprendizagem inútil e passe a desinteressar-se.
- Na mesma escola, seja a mesma a ordem e os processos de todos os exercícios. Que todos os professores falem a mesma linguagem (metodologia, avaliação...).
Fonte: COMENIUS,
Jan Amos (28/03/1592-15/11/1670), Didática
magna; a arte de ensinar tudo a todos.
Oito dicas para manter os alunos motivados
1. Estabelecer
metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério
de sucesso.
2. Emoções
positivas melhoram a motivação. Se o professor puder tornar alguma coisa
engraçada ou emocionante, a turma tende a aprender muito mais.
3. Deve-se
despertar no aluno o desejo de aprender.
4. É
preciso dar atenção, mostre ao aluno que o progresso dele é importante. Ser
indiferente a uma criança é um poderoso desmotivador.
5. Devem-se
negociar regras para o desenvolvimento do trabalho.
6. Mostrar
como o conteúdo pode ser aplicado na vida real.
7. Em
vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconhecer o trabalho bem
feito.
8. Sempre
que possível, oferecer opções de atividades.
Fonte: COMENIUS,
Jan Amos (28/03/1592-15/11/1670), Didática
magna; a arte de ensinar tudo a todos.
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