domingo, 16 de março de 2014

Testando a presença de amido e gordura nos alimentos


Atividade realizada com os alunos do 8º ano A da Escola "David Luz".

ROTEIRO

1.   Material

- Água;
- Iodo;
- Copinhos;
- Conta-gotas;
- Vários tipos de alimentos;

2.   Procedimento

- Em cada recipiente, colocar uma pequena quantidade de cada alimento.
- Pingar algumas gotas desta solução em cada um dos alimentos escolhidos.
- Comparar a coloração de cada uma das amostras.
- Registrar as observações.

a)Teste do amido - carboidrato presente em alimentos de origem vegetal.
- Iodo: ao pingar algumas gotas de iodo sobre os alimentos, na presença de amido o iodo muda de cor, tornando-se violeta, roxo ou, às vezes, preto. Pingue gotas de iodo sobre os alimentos listados abaixo para saber se possuem ou não amido. Anote os resultados na tabela.

Alimentos
Presença de Amido
Cor do Iodo































b) Teste de Gordura
A presença de lipídios (óleos e gorduras) nos alimentos pode ser facilmente testada, pois eles mancham papéis ou tecidos com a tradicional mancha de gordura. Teste alguns alimentos esfregando-os em um pedaço de papel fino (não pode ser composto de plástico ou alumínio) ou em algum tecido claro (mas não branco), onde a mancha é facilmente observada. Deixe secar completamente para observar os resultados. Anote-os na tabela abaixo.

Alimentos
Presença de Gordura





















Obs: Não ingira os alimentos testados, pois estão contaminados pela manipulação e contato com as substâncias!

Pergunta:
Quais alimentos devem ser ingeridos de modo controlado por pessoas diabéticas?
_______________________________________________________

Atividade para nota!
Fazer um relatório sobre a experiência realizada na aula.


FOTOS DA ATIVIDADE


















Essa atividade foi sugerida pelo site do Brasil Escola e foi readaptada de acordo com a realidade da turma.


AVALIAÇÃO DA AULA


1)      O que foi feito na aula hoje?

___________________________________________________________________.

2)      O que você achou?

(   ) Muito legal J
(   ) Diferente
(   ) Não gostei
(   ) Achei interessante
(   ) Não entendi a aula


3)      O que você gostaria de ter feito e não fez?

Resposta: ____________________________________________________________.


4)      O que você mais gostou?

Resposta: ____________________________________________________________.


5)      O que você menos gostou?

Resposta: ____________________________________________________________.



6)      Que sugestões você daria para melhorar a aula?

Resposta: ____________________________________________________________. 

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