sábado, 5 de janeiro de 2013

Dinâmicas para o primeiro dia de aula

Existem várias dinâmicas que podem ser usadas no primeiro dia de aula para conseguir entrosamento entre os alunos, criar uma atmosfera favorável ao aprendizado e também coletar dados sobre eles.






Dinâmica da entrevista


Com essa dinâmica será possível saber os dados pessoais dos alunos: o que fazem, o que gostam, o que não gostam. Em primeiro lugar deve-se preparar uma fichinha bem bonitinha para ser preenchida com todos os dados do aluno: idade, telefone, e-mail, esporte favorito, música, filme que mais gostou, livros que leu e gostou, se tem irmãos, nomes dos pais, etc. Inclua tudo o que gostaria de saber.

Logo no início da primeira aula, depois de se apresentar e dizer como será o semestre, regras, etc, diga a eles que eles irão entrevistar alguém. Uma ficha é entregue a cada um e a orientação é de que devem fazer aquelas perguntas a alguém até preencher todos os dados. O nome do aluno entrevistado deve ser anotado.

O tempo é importante, diga que terão alguns minutos para realizar a atividade, conforme o número de alunos, e que poderão escolher quem querem entrevistar, mas que cada aluno só poderá ser entrevistado uma vez (se o que escolheram já foi entrevistado terão que escolher outro). Todos devem ser entrevistados.

A classe fica numa bagunça total durante os minutos da entrevista, quando o tempo termina pode-se apitar ou tocar uma sineta. Voltam todos a seus lugares, então pergunta-se ao aluno quem ele entrevistou. Ele diz o nome do aluno e o aponta, então o professor pergunta: como é o nome da mãe dele?

A atividade se segue perguntando a cada um quem ele entrevistou e fazendo uma das perguntas. Quando tiver feito todas as perguntas (não sobre todos os alunos, uma pergunta sobre cada aluno) encerra-se a atividade e são recolhidas as fichinhas, que ficam com o professor o ano todo, podendo acrescentar mais dados à medida que vão sendo informados ou que sofrem mudanças.

Essa dinâmica foi retirada do blog Coelho da Cartola. Outras dinâmicas podem ser feitas ou readaptadas pelo professor de acordo com as suas necessidades e a de seus alunos:

Quem sou eu?



10 comentários:

  1. Oi Rita! Muito legal as dinâmicas, o mais interessante é que elas podem ser readaptadas de acordo com a realidade da turma. Obrigada por compartilhar conosco!

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Obrigada por compartilhar seus projetos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas para dinâmica.

    ResponderExcluir
  4. Quero dinamicas sobre a sindrome de turner!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dinamicas. Estarei usando algumas delas, inclusive as que foram postadas nos comentarios! Parabens

    ResponderExcluir
  6. Amei. Estarei aplicando algumas delas nas minhas salas.Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Realmente são atividades que merece todo meu respeito. adorei todas!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...