1. Estabelecer
metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério
de sucesso.
2. Emoções
positivas melhoram a motivação. Se o professor puder tornar alguma coisa
engraçada ou emocionante, a turma tende a aprender muito mais.
3. Deve-se
despertar no aluno o desejo de aprender.
4. É
preciso dar atenção, mostre ao aluno que o progresso dele é importante. Ser
indiferente a uma criança é um poderoso desmotivador.
5. Devem-se
negociar regras para o desenvolvimento do trabalho.
6. Mostrar
como o conteúdo pode ser aplicado na vida real.
7. Em
vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconhecer o trabalho bem
feito.
8. Sempre
que possível, oferecer opções de atividades.
Fonte: COMENIUS,
Jan Amos (28/03/1592-15/11/1670), Didática
magna; a arte de ensinar tudo a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário