segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Sugestões de maquete de células


1ª Sugestão: Célula animal
Você irá precisar de um recipiente grande e fundo para representar a membrana plasmática. Ou um saco bem grande transparente daqueles que podem ser selados. Coloque dentro uma bola de isopor ou uma bola de aniversário colorida pequena cheia de água para representar o núcleo. Depois preencha o recipiente com gel de cabelo ou gelatina transparente bem mole (seu citoplasma).
Coloque no citoplasma:
  • Macarrão tipo parafuso= mitocôndria.
  • Fita fina ou barbante= retículo endoplasmático liso.
  • Barbante com contas = retículo endoplasmático rugoso.
  • Contas = ribossomo.
  • Uma fita grossa = complexo golgiense.
  • Contas grandes ou feijão= lisossomos


2ª Sugestão: Célula Vegetal
Faça o mesmo, mas coloque a sua membrana dentro de um recipiente quadrado (verde de preferência), para representar a parede celular.
Use:
  • Uma bola de encher com água para o vacúolo.
  • Contas verdes (cloroplastos)
Coloque as mesmas organelas acima (da célula animal)
3ª Sugestão: Célula Procarionte
Deixe a parede celular, mas retire o núcleo. Coloque uma fita contorcida para representar o material genético. Retire a mitocôndria, o complexo golgiense, cloroplastos. Coloque um barbante comprido do lado de fora representando o flagelo.

Outras ideias:








Identificando um planeta no céu

Essa atividade propõe um trabalho de campo em que os alunos irão identificar um planeta entre as estrelas no céu. Nesse caso pode-se utilizar uma carta celeste que contenha a posição dos planetas, revistas especializadas em Astronomia, ou os softwares gratuitos Cartas Celestes e Asynx Planetarium. Você também pode consultar as cartas celestes online no Your Sky Link externo, com o aplicativo Sky Map (para a cidade de São Paulo: latitude = 23º32’ Sul; longitude = 46º38’). 

Certifique-se de que sua proposta contemple os seguintes passos:

1.Peça para que os alunos identifiquem quais planetas estarão visíveis entre as estrelas fixas no dia da observação.

2.Na carta celeste, os alunos devem indicar uma constelação que esteja próxima ao planeta escolhido, para que fique mais fácil localizá-lo ao olhar para o céu.

3.Ao observar o céu, determine com os alunos a diferença entre o brilho do planeta e o brilho de uma estrela: a estrela parece piscar muito mais que o planeta, que sofre pequena variação em seu brilho.

Para ter uma ideia do tamanho relativo de alguns astros do Sistema Solar e estrelas clique aqui.

Fonte: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo.

Construção de material didático de baixo custo para abordagem do tema educação sexual


Esta forma lúdica facilita a introdução de vários outros temas que permeiam o tema sexualidade, tais como os aspectos relacionais de gênero, situações de vulnerabilidade em relação às doenças sexualmente transmissíveis, além da discussão e reflexão das alternativas de como evitar ou enfrentar gestações não planejadas.   

Confecção do Material

Pênis de cera



Material usado:
1- Velas de parafina brancas ou coloridas (190 gramas).
2-Sonda uretral º 6,7 ou 8 para substituir  o pavio da vela.
3-Seringa 3 ou 5 cc.
4-Amido de milho ou guache branco.
5-Gliter ou guache de várias cores.

Etapas da confecção do protótipo do pênis
1)Esculpir a prótese


2)Substituir o pavio pela sonda


3-Confeccionar Cartaz explicativo
O cartaz deve conter legenda de cor que tenha correspondência com os conteúdos dos recipientes de plástico (copinhos de café)




4- A mistura


4.1) Fazer o mingau com 1 colher de sopa de amido de milho para 1 litro de água, fervendo até engrossar. 
4.2)  Fazer a mistura do gliter com o mingau de acordo com a legenda do cartaz.
 A Mistura nos recipientes:
A mistura do mingau de amido com o gliter de várias cores representa as diversas possibilidades do coito. Seja gravidez, as DSTs apresentadas no cartaz, ou mesmo o esperma contendo espermatozóides e período fértil.

Outra possibilidade:
Se você preferir, pode usar  guache  ao  invés  do  mingau,  dentro  da  mesma lógica. Lembre-se sempre da legenda!

Como utilizar na prática?
ƒ Enche-se a seringa com a mistura correspondente ao que se quer demonstrar, a possibilidade de gravidez ou as DSTs listadas no cartaz, tendo o cuidado de manter a correspondência das cores.
ƒ É muito importante que o material complementar seja organizado em uma mesa próxima do cartaz.
ƒ A cada demonstração utilizar a mistura correspondente para o assunto que queria abordar. A simulação do coito dar-se-á através da introdução do protótipo de vela (pênis) no saco plástico (vagina), conforme esquema a seguir:

Nestas fotos vemos a representação do coito:
  A vagina com mistura em amarelo representa o período fértil. A ejaculação com a mistura prata representando a fecundação.

Outro exemplo:

                            Na imagem da esquerda observamos a pressão na seringa demonstrando a ejaculação e, como podemos verificar no preservativo, a mistura mostra a presença do vírus da AIDS, representada no cartaz em vermelho. Observamos na foto à direita, que a vagina contém a mistura com o gliter preto, mostrando estar com uma DST, embora ainda não tenha acontecido a ejaculação. Vemos também na foto que o pênis está sem camisinha ocorrendo o risco de contaminação.
Agora é por sua conta! Use a sua imaginação e embarque nesta viagem!

Fonte: Curso de Extensão (Educação em Sexualidade) promovido pela CECIERJ//CEDERJ








domingo, 30 de dezembro de 2012

Maquetes

As maquetes, também conhecidas como réplicas ou miniaturas, respeitam uma escala, assim como os mapas. Dessa forma mantêm corretamente representados ângulos, direções, comprimentos, áreas e volumes. 

Para sua confecção, pode-se usar placas e outras peças de isopor, folhas de jornal velho, papelão, papel-cartão, palitos de fósforo, palitos de sorvete, argila, massa de modelar e a imaginação para representar as paredes, as diferentes alturas dos pisos etc. É importante que a maquete seja pensada e feita ecologicamente utilizando materiais reutilizáveis, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente.

Neste site é possível encontrar várias sugestões de como pode ser feita a base de sua maquete, o solo, as ruas, automóveis, pessoas, plantas e árvores.

Os exemplos abaixo foram retirados do blog Maquetópolis.



Caixas de tintura para cabelo podem ser usadas para fazer prédios, edifícios, casas e lojas


Caixas de Durepoxi recicladas e transformadas em muros

Com Palitos de Churrasco pode-se fazer árvores




Com os palitos de churrasco pode-se fazer o tronco da árvore. Com papel e papelão, a forma da árvore. Lápis verde para colorir e tampinhas de garrafa pet como base.





Semáforos com tampinhas de garrafas


Placas de trânsito 


Tampinhas de pasta de dente


Com as tampinhas de pasta de dente podem ser feitas as bases das placas de trânsito




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