segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Simuladores de Planetários

Hoje, com o avanço da informática, podemos simular os movimentos do céu em casa e na escola utilizando o computador pessoal. Os softwares, como simuladores de planetários, nos mostram, na tela do computador, o globo celeste inteiro ou a visão de uma navegação virtual. A observação pode ser feita em todas as direções no horizonte. Também é possível escolher datas e horários, tanto do passado como do futuro. Por isso, os simuladores se tornaram uma ferramenta fundamental para o professor, que pode agendar com os alunos datas para a observação do céu em campo, além de trabalhar antecipadamente em simuladores as principais características do que será observado e realizado. 

Entre os muitos softwares gratuitos que simulam planetários, vale a pena conhecer o Celestia, o Stellarium e o Google Earth, que tem um ícone que transforma o globo numa esfera celeste. Basta pesquisar o nome deles num buscador. 

Há ainda softwares que elaboram mapas e cartas celestes, também muito importantes para a observação em campo, uma vez que nos guiam na busca dos astros que pretendemos identificar no céu. Dentre eles, destacam-se os softwares gratuitos: Cartas Celestes e o Asynx Planetarium. E existem inúmeras páginas da internet em que você pode consultar as cartas celestes online. Visite, por exemplo, o Fourmilab e use o aplicativo Sky Map. Basta indicar a latitude e a longitude de sua cidade (use o Google, ou Google Maps, ou o Google Earth, ou um GPS para ver corretamente os valores. São Paulo, capital, tem latitude = 23º 32´ Sul, e a longitude = 46º 38' Oeste). Você também pode ver uma versão interativa de um mapa-múndi celeste em Sky-Map.Org.

Divirta-se com o céu dos simuladores, mas principalmente realize observações, faça o trabalho de campo, olhe para o céu!

Fonte: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cuidados no uso do Laboratório

Para levar seus alunos ao laboratório, é sempre bom relembrar algumas normas de segurança. Para isso, leia o texto segurança no laboratório, disponível no site Laboratório Virtual de Química da Universidade Estadual de São Paulo. Dependendo do tipo de experimento que será feito, não é necessário que todas essas normas sejam seguidas. Por exemplo, para os reagentes normalmente usados em experimentos de Ciências, não é obrigatório o uso de óculos de segurança, basta ter cuidado ao manipular os reagentes.



Para saber o nome de algumas vidrarias mais comuns usadas em laboratórios clique aqui
Conheça o significado de alguns símbolos usados em laboratório nesta página, do site Brasil Escola.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...